Desenvolvimento ágil de software: escopo aberto ou escopo fechado?

Entenda mais sobre escopo aberto e escopo fechado e saiba como realizar uma escolha assertiva para o desenvolvimento ágil do seu projeto.

Entenda mais sobre escopo aberto e escopo fechado e saiba como realizar uma escolha assertiva para o desenvolvimento ágil do seu projeto.

Introdução

No desenvolvimento de software, todos os processos são gerenciados a partir de três pilares: prazo, custo e escopo (os chamados escopo aberto e escopo fechado). Na hora de definir e planejar o projeto, o tipo de contrato pode variar em questões de flexibilidade e entrega, dependendo desses pilares.

Assim como nenhum projeto é idêntico a outro, não há uma maneira inflexível de trabalhar que se adeque a todos os resultados. Pelo contrário, na fase de planejamento esse é um fator que precisa ser levado em consideração, para que a contratação seja feita no modelo que melhor atenda à demanda do contratante.

O escopo aberto e o escopo fechado, basicamente, são dois modelos de variações possíveis no desenvolvimento de software. Aliás, é preciso alinhar tais variações com o desenvolvimento ágil, oriundo da chamada metodologia ágil, um método capaz de agilizar e facilitar todas as etapas do desenvolvimento de um projeto.

Discutiremos neste artigo como adquirir um desenvolvimento ágil, escolher o modelo de contrato optando entre escopo fechado e escopo aberto e, ainda, a melhor maneira de contratar serviços de desenvolvimento de software.

As três restrições do Triângulo de Ferro

Já ouviu falar sobre Triângulo de Ferro do Gerenciamento de Projetos? Em todos os projetos, de qualquer natureza, há a existência de três pontos que são a base do trabalho desenvolvido: custo, tempo e escopo. Este nome se dá basicamente porque não há como movimentar uma restrição sem interferir em outra.

Triangulo de ferro na gestão de projetos. Escopo aberto ou escopo fechado.

Nessa abordagem, o ideal é conseguir um equilíbrio perfeito dos três pontos, o que será uma chave para o desenvolvimento ágil do projeto. De maneira sucinta, explicaremos, a seguir, o que são esses três pontos.

O custo se refere ao valor investido no desenvolvimento de software. Aqui, devem ser inseridos fatores como possíveis riscos e itens a serem considerados no projeto.

O tempo, é claro, consiste no prazo que o projeto final será entregue. Pode haver, dependendo do negócio, entregas pontuais ao longo do desenvolvimento.

Já o escopo, se trata da entrega propriamente dita, das funcionalidades acordadas entre as partes que deverão ser entregues ao final da parceria.

Todas as três restrições estão presentes nos mais variados tipos de projetos. No entanto, podem variar de acordo com subcategoria escolhida: escopo fechado ou escopo aberto.

Escopo aberto ou escopo fechado: entenda mais

Para entender o conceito completo, primeiro é preciso saber que todo projeto inicia com base em estimativas. Isso porque, ao analisar os objetivos do projeto na fase de planejamento, as discussões são baseadas em expectativas. Por exemplo: a sua empresa precisa de um software de gestão (ERP) personalizado, mas ainda não tem um nível de detalhamento suficiente para especificar todas as funcionalidades e regras de negócio a serem desenvolvidas par atingir este objetivo. Neste caso, o melhor modelo a se aplicar seria o escopo aberto, já que as necessidades serão detalhadas no decorrer do projeto.

Em outro cenário, imagine que você teve ideia de desenvolver um novo sistema ou aplicativo para a sua empresa e já detalhou todas as funções a serem desenvolvidas, esboçou um mockup ou protótipo de telas e validou todas essas ideias com os stakeholders envolvidos no projeto. Neste caso a melhor abordagem para o seu projeto é o escopo fechado, pois você já sabe de antemão e em detalhes o produto final que espera receber.

Assim, o projeto de escopo fechado consiste em um modelo que o custo e o tempo podem sofrer variações, porém o escopo é fixo. Já o escopo aberto pode sofrer alterações durante o processo, mas o custo e o tempo são fixos.

A metodologia ágil

Em 2001, o chamado Manifesto Ágil, declarou alguns princípios da metodologia, para o desenvolvimento de software, os quais estão posicionados em níveis hierárquicos, como:

  • Pessoas e relações acima de processos e ferramentas;
  • Software de fato funcional, acima de documentos contratuais;
  • Relação colaborativa com o cliente, acima de contrato;
  • Resposta às mudanças, acima que seguir um plano.

De modo prático, o desenvolvimento ágil tem como principal foco a busca por resultados rápidos e assertivos, através de uma equipe multidisciplinar (saiba mais sobre squads). Torna-se um trabalho baseado na colaboração entre desenvolvedores e clientes, sempre com a visão voltada para a responsividade da solução, bem como o foco na inovação constante.

Qual modelo escolher para contar com um desenvolvimento ágil?

Entendendo os itens acima discutidos, fica claro que o escopo fechado tende a limitar muito as ações do time no desenvolvimento de software. O principal problema deste modelo ocorre no planejamento do projeto, uma vez que exige detalhamentos de funcionalidades sem que seja possível experimentá-las.

Além disso, é ingênuo pensar que dá para definir, com exatidão, todos os passos a serem traçados, uma vez que imprevistos podem acontecer e mudanças estão a todo momento surgindo no universo da tecnologia.

O modelo fechado de trabalho, conflita diretamente com o desenvolvimento ágil, uma vez que não há flexibilidade suficiente para buscar por mudanças contínuas e por colaboração entre as partes, visando obter um produto final de qualidade no tempo esperado.

O escopo aberto, em contrapartida,  se adapta perfeitamente à metodologia ágil, uma vez que as entregas são definidas por sprints (períodos de duas ou três semanas), sempre priorizando a entrega de soluções com mais qualidade, definindo e revisando as prioridades constantemente de acordo com o negócio da empresa.

Nesse formato a colaboração com o cliente é constante, sempre buscando a priorização do que mais importa e a qualidade em primeiro lugar. É claro que, saber o prazo que o projeto será entregue e o valor que será investido também são dois ótimos benefícios para a gestão de qualquer empresa.

Inicie o seu projeto com a TZ3 Tecnologia

A escolha de uma empresa de software para desenvolvimento de projetos ágeis envolve vários fatores, como a qualidade, o gerenciamento responsável, a experiência e a agilidade. A TZ3 Tecnologia atua neste mercado desde 2009 e conta com um ambiente totalmente tecnológico e com squads especializados no que há de mais inovador no mercado da tecnologia.

Fale conosco agora mesmo e solicite um orçamento para o seu projeto.