O que é RPA (Robotic Process Automation)?

Entenda como a automação robótica de processos (RPA) pode ajudar a sua empresa a ganhar produtividade e reduzir custos.

Robotic Process Automation, ou Automação Robótica de Processos, é uma tecnologia usada para automatizar tarefas digitais. Com a RPA, criamos robôs de software ou “bots”, que podem aprender, simular e executar processos de negócios baseados em regras

Basicamente tudo que é repetitivo nos processos de negócio de uma empresa pode ser automatizado através da RPA, trazendo ganhos de produtividade e redução de custos para a empresa.

Assim como as pessoas, os bots podem interagir com qualquer aplicativo ou sistema, com a vantagem de operar ininterruptamente, muito mais rápido e com 100% de confiabilidade e precisão.

A grande vantagem da RPA é permitir que os colaboradores da empresa tenham mais tempo para executar as tarefas estratégicas, deixando as tarefas repetitivas para um robô executar.

O que os bots podem fazer?

Os bots tem basicamente as mesmas habilidades digitais que as pessoas e mais algumas. Eles podem interagir com qualquer sistema, Desktop ou Web, e são capazes de copiar e colar, obter dados de sites, fazer cálculos, abrir e mover arquivos, analisar e-mails, fazer login em sistemas, conectar-se a APIs e extrair dados não estruturados

A grande vantagem, dada a versatilidade e adaptabilidade dos bots a qualquer interface ou fluxo de trabalho, é a ausência de necessidade de alteração dos sistemas ou processos existentes na empresa.

Quais são os benefícios da RPA?

São inúmeros os benefícios que uma boa estratégia de RPA pode trazer para a sua empresa, mas entre eles podemos destacar os seguintes:

  • Maior produtividade
  • Maior precisão na execução das tarefas
  • Redução de custos
  • Integração entre plataformas e empresas
  • Experiência do cliente
  • Escalabilidade

Por onde começar? Quais são as etapas para iniciar com RPA na minha empresa?

Implantar RPA não é um bicho de 7 cabeças. Com algumas etapas simples, sua empresa pode começar a utilizar esta tecnologia em sua operação:

  1. Preparação: identificação dos processos que podem ser automatizados
  2. Análise: definição dos fluxos e regras de negócio envolvidas no processo
  3. Desenvolvimento: criação dos bots e dos dashboards de monitoramento
  4. Piloto: realização de testes em ambiente de homologação
  5. Setup: implantação dos bots em ambiente de produção
  6. Go Live: início da operação dos bots

Como a TZ3 Tecnologia pode me ajudar a implantar uma estratégia de RPA na minha empresa?

A TZ3 Tecnologia possui uma equipe especializada em automação de processos com RPA. Atualmente temos robôs em operação em grandes empresas dos setores público e privado.

Nosso time comercial está a postos para entender a demanda da sua empresa e preparar um orçamento personalizado para a sua necessidade. Fale conosco!