Categorias:

Quanto custa um app “tipo um Uber”?

Ou então: “quanto custa um app tipo um iFood?”.

Aqui na TZ3 Tecnologia ouvimos essas perguntas diariamente. Com a crise econômica causada pela pandemia, muitos profissionais estão se vendo obrigados a empreender e buscam criar suas startups, geralmente baseadas em uma ideia de aplicativo. Como somos uma empresa especializada no desenvolvimento de aplicativos 100% customizados, muitas pessoas nos procuram buscando tirar suas ideias do papel.

Mas é importante ter em mente que não basta ter um aplicativo desenvolvido para criar uma startup de sucesso. Vamos analisar um pouco mais a fundo esse exemplo do app “tipo um Uber”.

O primeiro ponto importante a esclarecer é que o simples fato de ter recursos de geolocalização não quer dizer que o aplicativo terá toda a complexidade envolvida na plataforma Uber. A localização do usuário pode ser usada com diversas finalidades em um aplicativo, como, por exemplo, identificar a cidade do usuário para mostrar alguma notícia relacionada àquela localidade, rastrear uma entrega de delivery, identificar a localização de um problema em uma obra, etc.

Em um serviço com a magnitude do Uber, o app é apenas a ponta do iceberg. Por trás do que vemos na tela do nosso celular existe uma equipe composta por milhares de profissionais tecnologia, segurança, administração, marketing, finanças, entre outras, trabalhando 24×7 para que a plataforma esteja sempre disponível para os seus bilhões de usuários em todo o mundo.

Outro ponto a se destacar é o custo de toda essa operação. Além do custo óbvio com os funcionários e o valor repassado aos motoristas parceiros, o custo de infraestrutura para manter essa plataforma no ar é altíssimo. Milhões de dólares por mês em despesas com Cloud Computing (servidores na nuvem), fornecedores de serviços financeiros (intermediação de pagamentos), monitoramento de rede, armazenamento de dados, entre muitos outros.

Estes são apenas alguns dos fatores a serem considerados quando pensamos em lançar uma nova ideia ou serviço no mercado. O desenvolvimento do app é importante, mas existe todo um cenário que tem que ser analisado para que se possa concluir se a ideia é viável para a realidade do empreendedor.

OK. Mas como saber se a minha ideia é viável, se não sou da área de tecnologia?

Aqui na TZ3 Tecnologia, nós temos consultores que podem te apoiar nesta análise. Com nosso know-how de mais de 12 anos em desenvolvimento de projetos personalizados, já auxiliamos várias startups a lançarem os seus serviços no mercado. Além de nossa especialização em tecnologia e desenvolvimento de software, contamos com parceiros de longa data nas áreas de marketing, negócios e jurídico, que nos permitem oferecer uma solução completa aos nossos clientes.

Tem uma ideia e busca um parceiro de tecnologia para desenvolvê-la? Entre em contato conosco que teremos prazer em te atender.